É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras e também por possuir uma diversidade rica de fauna e flora. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 130 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa (acessível até a cadeirantes) até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo. Há uma incrível variedade de espécies de aves e outros tipos no parque, onde possui grande preservação de mata atlântica primária. É conhecida por ser bem extensa, dividida em três sedes:
- Sede Teresópolis/RJ; - Sede Petrópolis/RJ; - Sede Guapimirim.
No entanto, o parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
Como foi formada, eventos relevantes…
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…